Quase tudo que as mães de primeira viagem precisam saber
Ser mãe pela primeira vez é uma jornada repleta de emoções, descobertas e desafios que, muitas vezes, gera diversos sentimentos negativos, como ansiedade e medo. Por isso, para ajudar as novas mamães a se prepararem para esse novo começo, reunimos algumas dicas essenciais:
- Confie nos seus instintos: Você pode receber muitos conselhos, de pessoas que já passaram por essa fase até as que não fazem ideia de como funciona a primeira gestação. Mas, no final do dia, lembre-se de confiar no seu instinto materno. Você conhece o seu bebê melhor do que ninguém.
- Peça ajuda quando precisar: Não hesite em pedir ajuda, seja para cuidar do bebê, fazer tarefas domésticas, por estar com algum sintoma ou simplesmente ter um momento para si mesma. Entendemos que, muitas mamães acabam tendo vergonha e acreditando que essa fase precisa ser encarada sozinha, mas isso não precisa ser verdade. Seja dos familiares, amigos ou profissionais de saúde, ter apoio é um passo fundamental, principalmente nos primeiros meses.
- Aceite a imperfeição: Nem sempre as coisas saem como planejado, e tá tudo bem. A maternidade é recheada de altos e baixos, e o importante é entender que nem tudo precisa e será perfeito o tempo todo, às vezes precisamos aceitar algumas coisas como elas são.
-
Cuide de si mesma: Lembre-se de cuidar de si mesma também. Tirar um tempo para descansar, se alimentar bem e praticar autocuidado é um passo essencial para promover a sua saúde mental e o bem-estar do seu filho. Uma mãe feliz gera um desenvolvimento leve e bom para o bebê.
-
Não se compare: Cada bebê é único, e cada mãe tem sua própria jornada de criação. Evite comparar suas experiências com outras mães. Concentre-se no que é melhor para você e seu filho e tente aproveitar cada fase, mesmo nos momentos difíceis
Ser mãe de primeira viagem é desafiador, mas também pode ser uma das experiências mais gratificantes da vida. Com amor, paciência e um pouco de orientação, você se sentirá preparada para enfrentar tudo que a maternidade tem a oferecer.