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Os benefícios de tomar banho frio

Apesar de muita gente achar desconfortável, tomar banho gelado é um hábito cheio de benefícios para a saúde do corpo e até da mente. 

A prática aumenta a disposição para as atividades do dia a dia, melhora o aspecto do cabelo e da pele, e de quebra ainda pode contribuir até mesmo para tratar a depressão.

Para incluir este hábito na sua rotina diária, separamos algumas das vantagens que os banhos de água fria podem ter na sua saúde. 

Melhora o aspeto do cabelo e da pele

 

Se procura um cabelo mais brilhante e sedoso, saiba que os banhos de água fria são a solução, isso porque as baixas temperaturas da água evitam a queda do cabelo e mantém o couro cabeludo mais brilhante, forte e saudável. 

O banho frio também melhora a saúde da pele, combate as rugas, o aparecimento de estrias e celulite, e a flacidez. Isso acontece porque a água fria permite conservar a elasticidade e a firmeza da pele, eliminando células mortas.

Reduz cansaço

 

O banho de água fria é uma ótima forma de estimular a circulação sanguínea no organismo, aumentando a demanda de oxigênio do corpo, o que acaba por diminuir o cansaço. Dessa forma, tomar um banho gelado assim que acordar pode ajudar a ter mais motivação para realizar as tarefas diárias.

Quando tomado regularmente, o banho frio torna o sistema circulatório mais eficiente e se o sangue flui melhor para a cabeça, ela funciona melhor e fica alerta por mais tempo.  A água fria ainda permite uma limpeza das artérias bloqueadas, a melhoria do sistema imunitário, e a diminuição da pressão arterial. 

Reduz estresse

 

Muita gente não sabe, mas o banho frio é um forte aliado para combater estresse, ansiedade e até mesmo a depressão. 

A água fria ativa os receptores da pele, que enviam uma mensagem ao cérebro para diminuir o estresse e tranquilizar a mente. Em momentos de maior cansaço e fadiga, por exemplo, os banhos de água fria podem ser a solução. 

Ao tomar banho frio, as endorfinas, chamadas hormônios de felicidade, são liberadas. Esse efeito promove os sentimentos de bem-estar, otimismo e resulta numa menor quantidade de estresse acumulado no nosso corpo.

Para pessoas com depressão, as duchas frias podem funcionar como uma espécie de terapia de eletrochoque suave. No entanto, é fundamental que pacientes diagnosticados sigam orientações médicas.

Acelera o metabolismo

 

Tomar um banho frio duas ou três vezes por semana pode contribuir para acelerar o metabolismo.

Algumas pesquisas apontam que a água fria ativa o processo de termogênese – isto é, faz com que o organismo gaste mais energia para regular a temperatura do corpo. A longo prazo, isso pode auxiliar na queima de calorias e, inclusive, na redução de inchaços.

Reduz os gastos com a água

 

O banho frio costuma ser mais rápido, sem contar não haver a necessidade de esquentar a água, diminuindo o gasto com eletricidade ou gás – dependendo do modelo do chuveiro.

Como incluir na rotina?

 

Independente da estação do ano, tomar um banho frio pode ser uma tarefa desafiadora para muita gente. Mas há formas de conseguir adaptar o corpo às baixas temperaturas da água.

Uma boa dica é molhar o corpo por partes, comece com as mãos, e em seguida com os antebraços. Depois, molhe os tornozelos e em seguida as pernas. Outra estratégia é iniciar o banho com água morna e depois esfriá-la. 

Pode ser incômodo no começo, mas não desanime. 

Hidratação intensa

 

Além de diminuir a temperatura da água, uma boa dica para cuidar do corpo é investir num produto de hidratação suave, sem sulfatos ou parabenos como o nosso Cicatribem.

A melhor hora para aplicá-lo é depois do banho frio, quando a pele está mais propícia a absorver o produto. Além de proporcionar hidratação intensa, ele ainda previne e trata as estrias. 

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