

Como o estresse pode afetar a saúde da pele?
A maioria dos brasileiros sofre de estresse, esse sintoma desencadeado quando passamos por situações que envolvem ameaça, medo ou confronto.
Por mais que seja comum, que quando contínuo e fora de controle ele pode afetar a saúde de várias maneiras, repercutindo inclusive no maior órgão do corpo humano, a pele.
Mas como evitar que isso aconteça? O que fazer nessas situações? Calma, a gente te explica tudo!
Como o estresse afeta a pele?
O estresse influi diretamente no mecanismo de defesa da sua pele.
Quando o estresse se manifesta, os hormônios adrenalina e cortisol são liberados em alta quantidade.
Essas substâncias conseguem enfraquecer a barreira de defesa da pele, resultando na diminuição da produção de óleos benéficos que auxiliam a mantê-la hidratada.
A partir desse momento, a pele começa a “vazar” água e conforme a água vai evaporando, a pele se mostra cada vez mais seca e comprometida, facilitando o acesso de bactérias e microorganismos nas camadas mais profundas da cútis.
Doenças de pele ligadas ao estresse:
- Dermatite atópica: causa lesões avermelhadas na pele que coçam muito e podem descamar. Pode também estar relacionada à estresse e tensão emocional.
- Psoríase: o estresse emocional é um fator desencadeante bastante conhecido e, por esse motivo, muitas vezes a psoríase é considerada uma doença com leve fundo emocional.
- Urticária: o acúmulo de estresse afeta as células nervosas e o endocrinológico responsável pela produção de hormônio. O desequilíbrio desses órgãos podem desencadear vários sintomas, entre eles a urticária alérgica em forma de vermelhidão da pele, irritação, ardência, inchaço e coceira intensa pelo corpo.
- Vitiligo: redução ou falta de pigmento que dá cor à pele em diversas regiões do corpo, o que faz surgir manchas brancas que podem aumentar após situações de estresse e ansiedade. É muito comum o vitiligo surgir em momentos que afetam profundamente o emocional de alguém
Como evitar?
Muitas pessoas conseguem lidar bem com o estresse até certo ponto, mas é preciso ficar atento aos sinais de que ele pode estar fazendo mal à saúde, como:
- Comportamento que foge do padrão habitual;
- Dificuldade para dormir, ou dormir mal;
- Falta de energia para fazer as atividades do dia a dia;
- Irritação exagerada, em especial com os outros;
Então o que podemos fazer para melhorar a condição da nossa pele? A questão é muito mais complexa do que se imagina e vai depender do organismo de cada pessoa.
Com o estresse, a rotina de skincare não é prioridade, mesmo sendo eficaz, nessas horas o certo é dar uma atenção especial à saúde mental.
O ideal é descobrir as raízes do estresse e de que maneira ele interfere na sua pele e ter consciência de que os cuidados com ela são diários e constantes.
Muitas vezes, uma mudança de humor (assim como uma alimentação desregrada ou mesmo o uso de roupas apertadas) é o estopim para um desequilíbrio e se torna o convite para um problema aparecer.
Conte com Cicatribem
Nossa fragrância de baunilha é perfeita para promover a sensação de relaxamento, além de acalmar a pele com uma hidratação intensa que devolve a firmeza e elasticidade da sua pele.
Além disso, Cicatribem age diretamente na prevenção e tratamento das estrias!
Clique aqui e compre agora o seu com o cupom #BLOG20.
Compartilhe esse artigo: